Espaço para comunicação e troca de experiências para professores que fazem parte da luta pela inclusão e do Ensino Fundamental (1° ao 5° Ano ). Aqui postarei também atividades feitas por mim e encontradas na net com o objetivo de contribuir para a prática pedagógica de educadores. BY Neila Magalhães
"Educação não é o quanto você tem guardado na memória, nem mesmo o quanto você sabe. É ser capaz de diferenciar entre o que você sabe e o que você não sabe." (Anatole France)
15 de jun. de 2011
Tipos de ditado
DITADO ORAL PELO PROFESSOR:
Palavras, frases ou pequenos textos: o ditado deve conter no máximo 5 ou 6 palavras, se for de frase, que seja de apenas uma; se for de textos que seja uma quadrinha, uma estrofe ou refrão de uma música... (é importante que o conteúdo do ditado esteja contextualizado e tenha significado para o aluno).
DITADO COM LETRAS TROCADAS:
O professor dita uma palavra (GATO) e depois dita outras duas ou três em que os alunos terão que trocar apenas uma letra ou uma sílaba. Exemplo: GATO, RATO, PATO; NELA, TELA, SELA, GELA, DELA; CASA, LISA, PISA...
Ao realizar a análise das palavras no quadro, é importante que o professor chame a atenção dos alunos para as semelhanças e diferenças entre as palavras.
DITADO DE LACUNAS:
Os alunos recebem um texto significativo (músicas, quadrinhas, parlendas, receitas, poesias, poemas...) com algumas lacunas. O professor, junto com os alunos vai lendo o texto. Ao ouvirem o que deve preencher as lacunas, os alunos devem escrever as palavras, e a escrita das mesmas será analisada logo após a atividade.
DITADO DE NOMES
Colocar num “saquinho” os nomes dos alunos da turma.
Sortear 3 desses nomes para os alunos escreverem.
DITADO COM IMAGENSO professor mostra gravuras ou objetos e as crianças escrevem a palavra.
Ou então mostra a palavra e eles fazem os desenhos.
Ou então mostra a palavra e eles fazem os desenhos.
DITADO RELÂMPAGOEste ditado visa principalmente ao treino das dificuldades ortográficas.
Mostrar a palavra numa ficha ou escrever no quadro.
O aluno lê a palavra.
O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra.
Depois, o professor mostra a palavra.
Mostrar a palavra numa ficha ou escrever no quadro.
O aluno lê a palavra.
O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra.
Depois, o professor mostra a palavra.
DITADO COCHICHOO professor mostra a palavra numa ficha ou escreve no quadro.
Ele fala a palavra bem baixo, exagerando a sua articulação.
Os alunos lêem a palavra em voz alta.
Os alunos escrevem a palavra.
Depois, conferem se escreveram a palavra certa.
Ele fala a palavra bem baixo, exagerando a sua articulação.
Os alunos lêem a palavra em voz alta.
Os alunos escrevem a palavra.
Depois, conferem se escreveram a palavra certa.
DITADO EM DUPLASO professor seleciona um pequeno trecho que deverá ser ditado e organiza a turma em duplas heterogêneas, envolvendo os alunos com maior ou menor facilidade em ortografia. Quem tem maior dificuldade dita primeiro. Além de ditar, o aluno deve também acompanhar o que o colega está escrevendo e apontar os erros que for encontrando. Depois quem escreveu primeiro dita ao outro o mesmo texto. Isso permite que a criança com mais dificuldades possa obter melhores resultados e se encoraje para aceitar novos desafios.
DITADO RELÂMPAGO DE FRASE
A professora escreve uma frase e pede que leiam. Em seguida, apaga a frase e pede que escrevam.
13 de jun. de 2011
Plano de aula inclusivo
1. Dados de Identificação:
Cursista: Neila de Sousa Magalhães Costa
Atividade do site: : http://educarte.arteblog.com.br
Período de desenvolvimento da atividade: 2 aulas de 45 minutos cada
Atividade do site: : http://educarte.arteblog.com.br
Período de desenvolvimento da atividade: 2 aulas de 45 minutos cada
2. Habilidade a ser desenvolvida:
É fundamental estimular o respeito e a valorização mútua entre os alunos e promover estratégias que fomentem cooperação e solidariedade, no lugar de competitividade. Os alunos devem reconhecer o potencial de seus colegas e valorizá-los como pessoas únicas. Para conseguir interações positivas, é preciso estabelecer canais de comunicação nos quais os alunos possam se expressar e se conhecer. (DUK, 2005, p. 182).
3. Objetivos:
Reconhecer a importância das minhocas para a terra e a contribuição da mesma para manutenção de um solo produtivo para o plantio.
4. Conteúdo:
4. Conteúdo:
Preservação do solo como meio produtivo para o plantio.
5. Desenvolvimento da atividade e Estratégias de acompanhamento da atividade:
5.1. Organização da sala de aula e disposição dos alunos:
A atividade será realizada no pátio externo da escola devido à manipulação de materiais que podem sujar muito a sala, porém, o início se dará na sala de aula no que diz respeito às orientações para organizar a arrecadação dos recursos necessários.
5.2 Procedimentos para iniciar a aula;
Conversar com os alunos em sala de aula sobre a importância da minhoca no ambiente, para a fertilização e recuperação do solo. Apresentar um vídeo sobre o assunto e ao final apresentar um texto simples sobre a importância e a função da minhoca para o solo.
TEXTO: "A minhoca alimenta-se de restos de vegetais e animais mortos, reciclando a matéria orgânica, liberando o adubo (húmus) no final de sua digestão. Esse adubo é rico em nutrientes. Outro benefício ao solo é a movimentação da minhoca, através de túneis que arejam o solo (misturando as camadas mais profundas com as superficiais)"
Solicitar aos alunos, os materiais necessários para a montagem de um minhocário.
5.3. Desenvolvimento da aula - Montagem do minhocário: colocar no fundo do recipiente transparente a terra, em seguida a areia, o esterco, a terra novamente e assim intercalando todo material finalizando com o esterco. Colocar as minhocas e cobrir com o saco plástico preto.
· Durante a montagem do minhocário os alunos estarão colocando nas mãos dos alunos com NEE - Visual os materiais e citando o nome para que possam manipular sabendo o nome de cada um.
5.4. Finalização da aula - Ao final serão dadas orientações sobre a manutenção diária do minhocário (para os alunos com NEE - Visual será entregue uma cartilha em braile), sobre a observação e o registro do processo (escrito em braile) que poderá ser feito em forma de representação (desenho) pelos outros alunos.
6. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva):
Um aquário ou garrafa pet sem gargalo e transparente, areia, terra, esterco animal (pequena quantidade), água, saco de lixo preto, minhoca de diferentes tamanhos.
6.1. Materiais Didáticos Adaptados;
Máquina de escrita Braile para o registro das observações e vídeo com áudio.
7. Finalização da aula;
Ao final serão dadas orientações sobre a manutenção diária do minhocário (para os alunos com NEE - Visual será entregue uma cartilha em braile), sobre a observação e o registro do processo (escrito em braile) que poderá ser feito em forma de representação (desenho) pelos outros alunos.
8. Observações:
Para que alunos com deficiência visual possam participar desta atividade, ao longo da discussão sobre o assunto será necessário exibir imagens com áudio e fazer com que o aluno também anote suas impressões com auxílio de uma máquina braile. O texto deverá ser entregue em braile. O estudante com deficiência visual também poderá acessar a Internet para pesquisa da sala de recursos, no contra turno. Há softwares especializados para garantir a acessibilidade dos cegos à rede. O aluno cego poderá se inteirar do processo de montagem através do tato e olfato e também na forma de um programa de rádio, por exemplo, quando outros alunos podem narrar todo o processo para que o aluno cego perceba exatamente como o mesmo se dá.
10 de jun. de 2011
Alfabeto ilustrado
Etiquetas para material
Capas de cadernos
7 de jun. de 2011
Minha sala de aula
Nesta postagem temos os cantinhos da minha sala de aula, trabalho no 2° Ano na turmas A e B. Estes trabalho foram feitos manualmente por mim. Espero que gostem....
6 de jun. de 2011
Desenvolvimento social e emocional da criança surda
É por meio dos relacionamentos sociais que descobrimos o que é necessário para viver na nossa sociedade.
A família é o factor principal no que respeita à aprendizagem das questões sociais básicas. À medida que cresce, a criança convive cada vez mais com pessoas fora do círculo familiar, pessoas essas que, por sua vez, passam a ter parte activa na socialização da criança. Também a escola é importante – quase tanto quanto a família – pois proporciona à criança a convivência num grupo mais amplo de indivíduos (os seus pares). Os media exercem um papel modelador nos comportamentos sociais da criança e a educação religiosa é também um meio de transmissão de valores.
Na primeira infância, as interacções ocorridas desempenham um papel determinante no desenvolvimento social da criança. Estudos recentes concluem que a voz dos pais pode ser compensada com outros estímulos, tais como: sorrisos, carícias, expressões, etc. O educador (quer progenitor, quer outro) surdo do bebé surdo estabelece a ligação com a criança por intermédio de gestos, estímulos visuais e tácteis, de forma natural.
Já na idade escolar, pais e educadores mostram, frequentemente, alguma preocupação relativamente ao isolamento social da criança e ao aparecimento de comportamentos anti-sociais, ou faltas de educação. Dentre os factores de insucesso entre as crianças surdas, um dos mais relevantes será a falta do desenvolvimento da linguagem, uma vez que competência social está muitas vezes ligada a competência comunicativa. É também de extrema importância que a criança surda seja estimulada a ter uma boa auto estima, a aceitar o seu modo único de ser e a aceitar a surdez.
Quanto ao comportamento desajustado de algumas crianças surdas, esse facto deve-se, em muitas das vezes, à incompreensão das regras da sociedade, pelo que as mesmas lhes devem ser transmitidas com clareza e concisamente (se for necessário, usando ajudas visuais, tais como desenhos ou fotografias). A surdez em si, não influencia o desenvolvimento sócio-emocional da criança.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_especial#Desenvolvimento_social_e_emocional_da_crian.C3.A7a_surda
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_especial#Desenvolvimento_social_e_emocional_da_crian.C3.A7a_surda
1001 maneiras de alfabetizar
Assinar:
Postagens (Atom)